The Little Matchgirl
Uma rapariga pobre vê imagens de felicidade nas chamas dos fósforos que ela acende para se manter quente, ao som do "Quarteto de Cordas em Ré Maior: Terceiro Movimento: Noturno (Andante)" de Alexander Borodin.
É véspera de Natal e uma pobre menina está na rua a tentar vender caixas de fósforos aos transeuntes. Ela não vende um único fósforo, pelo que começa a usá-los para se aquecer na neve fria. Ao acender cada fósforo, uma nova imagem fantástica aparece à sua frente: um forno quente, uma mesa cheia de iguarias das festas, uma viagem de trenó até à casa da sua avó. À medida que os fósforos perdem a chama as imagens desaparecem, até vermos a menina caída fria na neve a ser saudada pela sua avó, que a leva para a luz e para o céu. Contém referências a tabaco.