"Sacred Soil: The Piney Woods School Story" é um filme documental que aborda o contexto histórico-cultural de um dos colégios internos mais antigos dos EUA para a comunidade negra. O documentário mostra as camadas complexas e em constante evolução da excelência negra, e expõe os sacrifícios que um grupo excepcional de adolescentes marginalizados fazem na esperança de ter uma chance na vida.